Ambientes virtuais de aprendizagem : propostas de editoração e visualização de conteúdo educacional para aulas presenciais e online
Ano: 2014
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Telecomunicações e Telemática
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa: Mestrado em Engenharia Elétrica
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Cinto, Tiago
Orientador: Dalton Soares Arantes
Assunto: Ambiente virtual de aprendizagem,Ensino a distancia,Avatares,Editoracao,Multimedia,Virtual learning environment,Distance learning,Avatars,Authoring,Multimedia
Resumo: Resumo: Acaloradas discussões envolvendo reformas no sistema educacional têm se tornado cada vez mais frequentes nos últimos anos. Isto se deve às dificuldades evidentes do sistema educacional em evoluir ao mesmo passo do desenvolvimento tecnológico. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do contexto educacional atual e propor um sistema de criação de conteúdo interativo, bem como um professor virtual, na tentativa de tornar a experiência de aprendizagem mais rica e motivadora para os alunos
Abstract: Abstract: Heated debates involving reforms in the educational system are becoming more and more frequent in recent years. This is due to the increasingly evident shortcomings in the educational system and its difficulties to evolve at the same pace as technological development. The aim of this work is to present an analysis of the current engineering educational context and propose an interactive content authoring system as well as a virtual professor in an attempt to make learning experience richer and more motivating to students,\$aTelecomunicações e Telemática
Referência: CINTO, Tiago. Ambientes virtuais de aprendizagem: propostas de editoração e visualização de conteúdo educacional para aulas presenciais e online. 2014. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: